segunda-feira, 26 de julho de 2010

A importância da Língua Portuguesa para o mercado de trabalho

As exigências do mercado de trabalho são a cada dia uma grande preocupação para quem está desempregado. Para os que desejam manter-se em seus empregos a busca de aperfeiçoamentos e capacitações tem se tornado uma constante no cotidiano. Em um mundo cada vez mais globalizado, onde o intercâmbio entre as pessoas exige capacidades de comunicação que visam uma maior interação nas relações entre os sujeitos, falar e escrever bem passou a ter uma importância fundamental.


No entanto, o que acontece muitas vezes é que diferenciar a linguagem falada da linguagem escrita ainda é um problema enfrentado por muitos de nós. Ao utilizar a fala nos valemos de uma série de recursos que nos auxiliam na emissão de nossa mensagem, são eles: entonação, variação de voz, expressões corporais e faciais entre outros. E nesse caso, a comunicação na maioria das vezes se torna bem mais fácil. Quando se trata da utilização da escrita é necessário que se tenha um domínio bem mais apurado em relação ao uso da língua. E apenas o conhecimento de regras gramaticais não garante ao falante a aptidão necessária para manejar de forma eficiente o processo comunicativo.

Aprendemos nas séries inicias a ler e a escrever, porém a compreensão que nos permite atuar como sujeito social só é conquistada a partir da estimulação do pensamento crítico em relação ao mundo que nos cerca. Diante disso, a leitura passa a ser aliada nesse processo de construção da escrita, pois é através dela que expandimos nossos horizontes de conhecimento.

Escrever é bem mais do que apenas juntar letras. É tornar aquilo que se pensa compreensivo para quem se quer dizer. Nas relações profissionais o grande diferencial está naqueles que conseguem se comunicar melhor, pois não se tratar apenas de ler e escrever, mas sim de entender o que se ler e poder transmitir o conhecimento por suas prórpias palavras.
Veja, no vídeo abaixo, o que falam especialista da área de comunicação e empresarial sobre a importância da língua portuguesa no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário