quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Variação Linguística


"Há muito tempo pesquisadores domundo todo estudam as línguas e seu comportamento variável. Ao encontrar uma pessoa, determinado grupo ou até uma comunidade que fale diferente, ocorre uma preocupação em compreender as razões que influenciam nessa variação existente na fala espontânea. Isso possibilita uma linha divisória que separa a forma mais aceita na sociedade, preferida na escola e no âmbito profissional, da forma que foge às normas gramaticalizadas."
 Revista Língua Portuguesa, nº 16, pág 55

O texto acima trata da sociolínguística, campo de estudo que busca compreender, entre outras coisas, a influência dos fatores sociais na língua portuguesa. Em nossas aulas, vimos que as 'variações linguísticas' aparecem em três fenômenos bem destacados: nas relações entre falantes de diferentes grupos sociais, com diferentes acessos à educação formal; nas pessoas de mesmo grupo social que se expressam de formas diversas de acordo com as situações comunicativas do momento da fala, situações formais ou informais; e nas relações entre falantes de grupos específicos quando relacionam-se por exemplo em suas atividades profissionais (médicos, policiais, profissionais da informática, etc.), em grupos de jovens ou grupos marginalizados, e utilizam o que chamamos de gírias ou jargões.
Nesse sentido, elabore um texto (sucinto) apresentando exemplos de situações comunicativas que tenham relação com os fenômenos de variação linguística estudados.

ORIENTAÇÕES:

  • Escreva um texto argumentativo apresentando sua posição em relação ao tema discutido;

  • Escolha um título para o seu texto;

  • Desenvolva no mínimo três parágrafos (introdução, desenvolvimento e conclusão);

Nenhum comentário:

Postar um comentário