quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Variação Linguística


"Há muito tempo pesquisadores domundo todo estudam as línguas e seu comportamento variável. Ao encontrar uma pessoa, determinado grupo ou até uma comunidade que fale diferente, ocorre uma preocupação em compreender as razões que influenciam nessa variação existente na fala espontânea. Isso possibilita uma linha divisória que separa a forma mais aceita na sociedade, preferida na escola e no âmbito profissional, da forma que foge às normas gramaticalizadas."
 Revista Língua Portuguesa, nº 16, pág 55

O texto acima trata da sociolínguística, campo de estudo que busca compreender, entre outras coisas, a influência dos fatores sociais na língua portuguesa. Em nossas aulas, vimos que as 'variações linguísticas' aparecem em três fenômenos bem destacados: nas relações entre falantes de diferentes grupos sociais, com diferentes acessos à educação formal; nas pessoas de mesmo grupo social que se expressam de formas diversas de acordo com as situações comunicativas do momento da fala, situações formais ou informais; e nas relações entre falantes de grupos específicos quando relacionam-se por exemplo em suas atividades profissionais (médicos, policiais, profissionais da informática, etc.), em grupos de jovens ou grupos marginalizados, e utilizam o que chamamos de gírias ou jargões.
Nesse sentido, elabore um texto (sucinto) apresentando exemplos de situações comunicativas que tenham relação com os fenômenos de variação linguística estudados.

ORIENTAÇÕES:

  • Escreva um texto argumentativo apresentando sua posição em relação ao tema discutido;

  • Escolha um título para o seu texto;

  • Desenvolva no mínimo três parágrafos (introdução, desenvolvimento e conclusão);

2ª TURMA - AOS SÁBADOS (Nova Marabá) INÍCIO EM 25/09/2010


Ficou com dúvida?


LOCAL DO CURSO: Nossos encontros acontecerão no CENTRO EDUCACIONAL PINGO DE GENTE que fica na FL 17, QD 14, LT 01 e 02, Nova marabá. Será disponibilizado uma sala confortável, com refrigeração e todo apoio necessário para o bem estar dos alunos.

DURAÇÃO: As aulas do curso terão duração de 06 semanas sendo nossos encontros AOS SÁBADOS, das 14H ás 17H30. Dessa forma poderemos, em tempo suficiente, abordar o conteúdo propostos para o curso.

INVESTIMENTO: O curso custará R$60,00 e NÃO É MENSALIDADE. Esse valor compreende ao custeio do curso (30 horas) + material didático e deverá ser pago no ato da inscrição.

INSCRIÇÕES: A inscrição ao curso já está disponível no CENTRO EDUCACIONAL PINGO DE GENTE. As vagas são limitadas pois as turmas terão no máximo 25 alunos.

Este curso tem por objetivo levar o participante ao aprimoramento da sua comunicação verbal e escrita, através do ensino da língua portuguesa de forma clara e objetiva. Trazendo para a sala de aula situações de interação do cotidiano onde existem as maiores dúvidas na hora de falar e escrever.

Foi pensado especialmente para você, profissional que se preocupa com uma constante capacitação e busca melhorar sua comunicação oral e escrita.
VENHA FAZER PARTE DESSA TURMA!!!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

1ª TURMA - TERÇA E QUINTA (Cidade Nova) em andamento

Ficou com dúvida?
LOCAL DO CURSO: Nossos encontros acontecerão no INSTITUTO EMBELEZE que fica na mesma rua do Bob's. Será disponibilizado uma sala confortável, com refrigeração e todo apoio necessário para o bem estar dos alunos.

DURAÇÃO: As aulas do curso terão duração de 6 semanas (17/08 a 23/09) sendo nossos encontros nas TERÇAS E QUINTAS, das 18:30 ás 21:30. Dessa forma poderemos, em tempo suficiente, abordar o conteúdo dos quatro módulos propostos para o curso.

VALOR: O curso custará R$60,00 e NÃO É MENSALIDADE. O investimento compreende ao custeio do curso (40 horas) + material didático e deverá ser pago no ato da inscrição.

INSCRIÇÕES: A inscrição ao curso já está disponível no próprio INSTITUTO EMBELEZZE. As vagas são limitadas pois as turmas terão no máximo 24 alunos.


Este curso tem por objetivo levar o participante ao aprimoramento  da sua comunicação verbal e escrita, através do ensino da língua portuguesa de forma clara e objetiva. Trazendo para a sala de aula situações de interação do cotidiano onde existem as maiores dúvidas na hora de falar e escrever.
Foi pensado especialmente para você, profissional que se preocupa com uma constante capacitação e busca melhorar sua comunicação oral e escrita.